Tópicos a Abordar
Conceitos:
· BPM, Processos e Serviços;
· SOA, ITIL e COBIT;
· SOA, ITIL e COBIT;
Relação entre:
· BPM e ITIL;
· BPM e COBIT;
· BPM e SOA;
O que é na verdade a sigla BPM? Existem várias definições, especialmente se procurarmos na internet.
Não é algo novo, pelo contrário, nos anos 80, a Gestão pela Qualidade Total foi uma das prioridades das empresas em todo o mundo e na década de 90, Michael Hammer e James Champy lançaram o artigo "Don’t automate, obliterate" pela Harvard Business Review.
Esse artigo foi o marco da chamada onda de Reengenharia de Processos.
SOA
SOA x ITIL
· BPM e COBIT;
· BPM e SOA;
· SOA e ITIL;
BPM - Gerenciamento de Processos de Negócio
BPM - Gerenciamento de Processos de Negócio
O que é na verdade a sigla BPM? Existem várias definições, especialmente se procurarmos na internet.
Não é algo novo, pelo contrário, nos anos 80, a Gestão pela Qualidade Total foi uma das prioridades das empresas em todo o mundo e na década de 90, Michael Hammer e James Champy lançaram o artigo "Don’t automate, obliterate" pela Harvard Business Review.
Esse artigo foi o marco da chamada onda de Reengenharia de Processos.
E em 2002, Howard Smith e Peter Fingar lançaram o livro "Business Process Management: The Third Wave" com os conceitos de Gerenciamento de Processos de Negócios.
Desde então BPM vem se tornando assunto muito importante nas empresas.
Segue definição de BPM presente no CBOK:
Desde então BPM vem se tornando assunto muito importante nas empresas.
Segue definição de BPM presente no CBOK:
A figura abaixo mostra o ciclo BPM e Paralelo ao PDCA, pois gerenciar processos nada mais é do que aplicar o PDCA aos processos.
Alguns conceitos sobre o que são Serviços:
· Meio de entregar valor aos clientes;
· Meio de entregar valor aos clientes;
· Cada Serviço é uma parte do processo que colabora com outra (serviço);
· Componentes de software que representam um processo, atividade ou tarefa de negócio;
· Serviços compartilham um contrato formal;
· Serviços possuem baixo acoplamento;
· Serviços são capazes de se compor;
· Serviços são autônomos;
· Serviços evitam alocação de recursos por longos períodos.
SOA
· É uma abordagem arquitetural corporativa que permite a criação de serviços de negócio interoperáveis que podem facilmente ser reutilizados e compartilhados entre aplicações e empresas.
· Define Serviços de negócios SEPARADOS e AUTONOMOS que INTEROPERAM para executar PROCESSOS DE NEGÓCIO que precisam ser geridos e melhorados (BPM).
Composição da Arquitetura Orientada a Serviços:
ITIL: Orientação a Serviços
Composição da Arquitetura Orientada a Serviços:
ITIL: Orientação a Serviços
· Foca o ciclo de vida do serviço;
· TIC é vista como um Serviço;
· Visão integrada TIC, Negócio, Clientes e Fornecedores;
· TIC é vista como um Serviço;
· Visão integrada TIC, Negócio, Clientes e Fornecedores;
Composição ITIL:
· Estratégia de Serviços (SS)
· Desenho de Serviços (SD)
· Transição de Serviços (ST)
· Operação de Serviços (SO)
· Melhoria Contínua dos Serviços (CSI)
Processos são o DNA da Gestão de Serviços
Segue imagem retirada do livro Service Strategy do trecho em que relata a importância dos Processos de Negócio.
COBIT
· Estratégia de Serviços (SS)
· Desenho de Serviços (SD)
· Transição de Serviços (ST)
· Operação de Serviços (SO)
· Melhoria Contínua dos Serviços (CSI)
Processos são o DNA da Gestão de Serviços
Segue imagem retirada do livro Service Strategy do trecho em que relata a importância dos Processos de Negócio.
COBIT
· Framework de controles para suportar Governança de TI;
· Maturidade dos Processos
. Possui 34 processos distribuídos em 4 domínios;
Domínios do COBIT:
BPM x ITIL
· Maturidade dos Processos
. Possui 34 processos distribuídos em 4 domínios;
Domínios do COBIT:
BPM x ITIL
- BPM - Identificar, Modelar e Gerir processos de TI e de Negócio;
- BPM - Fonte para identificação dos Serviços de TI e de Negócio;
- ITIL contém melhores práticas para definir os processos e serviços de TI;
- Serviços Projetados, Mantidos, Gerenciados e Melhorados pela TI.
SOA x ITIL
· ITIL pode ser uma estratégia de Governança para alcançar SOA
· Para SOA, ITIL V3 é importante, pois foca em Serviços;
· Para SOA e ITIL os Serviços perpassam a organização, não são baseados em silos ou na estrutura.
· SOA e ITIL buscam qualidade e eficiência dos Processos e Serviços.
· SOA é composta por partes repetíveis, Serviços, que podem ser usadas e reutilizadas por múltiplas aplicações e pelos processos de negócio.
BPM x COBIT
A maturidade de um processo pode ser incrementada com a utilização de BPM.
BPM x SOA
Com a implantação de BPM é possível identificar Serviços e conseguir o tão sonhado alinhamento de TI com o Negócio.
BPM e SOA:
Para implantar SOA, ITIL e COBIT é preciso:
· Governança Corporativa e de TI : estabelecer políticas, processos e métricas.
· Implantar BPM;
· Patrocínio da alta Direção;
Visão Integrada
· Para SOA, ITIL V3 é importante, pois foca em Serviços;
· Para SOA e ITIL os Serviços perpassam a organização, não são baseados em silos ou na estrutura.
· SOA e ITIL buscam qualidade e eficiência dos Processos e Serviços.
· SOA é composta por partes repetíveis, Serviços, que podem ser usadas e reutilizadas por múltiplas aplicações e pelos processos de negócio.
BPM x COBIT
A maturidade de um processo pode ser incrementada com a utilização de BPM.
BPM x SOA
Com a implantação de BPM é possível identificar Serviços e conseguir o tão sonhado alinhamento de TI com o Negócio.
BPM e SOA:
- Buscam orientação na Visão Corporativa e Estratégica;
- Precisam de ter os processos identificados, modelados e geridos;
- Serviços são identificados nos processos modelados;
- Com serviços identificados é possível sua implementação (Componentes e Objetos).
Para implantar SOA, ITIL e COBIT é preciso:
· Governança Corporativa e de TI : estabelecer políticas, processos e métricas.
· Implantar BPM;
· Patrocínio da alta Direção;
Visão Integrada
· A partir da Cadeia de Valor e utilizando BPM é possível identificar os Serviços;
· Com os Serviços identificados é possível criar o Portfólio e o Catálogo de Serviços;
· A disponibilização e orquestração dos Serviços do Catálogo é feita por meio de SOA;
· O gerenciamento do Catálogo de Serviços é possível por meio do ITIL;
Implantar BPM significa:
· Aumento Maturidade dos processos - COBIT
· Maior facilidade na implementação ITIL e COBIT
A imagem abaixo mostra a abstração desta Visão Integrada:
Resultados para TIC
· TIC agregando valor ao Negócio;
· TIC atuando em posição estratégica para manutenção e viabilidade do Negócio, não mais apenas como suporte.
· Aumento da maturidade dos Processos de TIC e da Organização;
· TIC responsável por prover Agilidade e Competitividade ao Negócio;
· Redução de custos;
· SATISFAÇÃO DO CLIENTE!!!
Fontes:
· Com os Serviços identificados é possível criar o Portfólio e o Catálogo de Serviços;
· A disponibilização e orquestração dos Serviços do Catálogo é feita por meio de SOA;
· O gerenciamento do Catálogo de Serviços é possível por meio do ITIL;
Implantar BPM significa:
· Aumento Maturidade dos processos - COBIT
· Maior facilidade na implementação ITIL e COBIT
A imagem abaixo mostra a abstração desta Visão Integrada:
Resultados para TIC
· TIC agregando valor ao Negócio;
· TIC atuando em posição estratégica para manutenção e viabilidade do Negócio, não mais apenas como suporte.
· Aumento da maturidade dos Processos de TIC e da Organização;
· TIC responsável por prover Agilidade e Competitividade ao Negócio;
· Redução de custos;
· SATISFAÇÃO DO CLIENTE!!!
Fontes:
SOA: http://www.soaschool.com/;
BPM CBOK – Business Process Management Common Body of Knowledge;
ITIL V3: http://www.itil-officialsite.com/;
COBIT: http://www.isaca.org.br/novoportal;
BPM CBOK – Business Process Management Common Body of Knowledge;
ITIL V3: http://www.itil-officialsite.com/;
COBIT: http://www.isaca.org.br/novoportal;
Fantástica abordagem, parabéns.
ResponderExcluirObrigada e Abraços!
ResponderExcluirÓtimo post. Parabéns!
ResponderExcluirEstou buscando informações sobre certificações em governança de TI. Post bem elaborado,porem para leigos como eu, tem alguns conceitos e termos que não ficaram bem claros. Como por exemplo o termo "TIC". Provavelmente em algum outro artigo esteja especificado o que significa, mas pra alguém que está gerindo essas informações inicialmente pode ter uma dificuldade no entendimento.
ResponderExcluirObrigado pela colaboração de conteúdo e parabéns pela grande iniciativa.
Estou buscando informações sobre certificações em governança de TI. Post bem elaborado,porem para leigos como eu, tem alguns conceitos e termos que não ficaram bem claros. Como por exemplo o termo "TIC". Provavelmente em algum outro artigo esteja especificado o que significa, mas pra alguém que está gerindo essas informações inicialmente pode ter uma dificuldade no entendimento.
ResponderExcluirObrigado pela colaboração de conteúdo e parabéns pela grande iniciativa.
Aldo,
ResponderExcluirObrigada pelas dicas!
Qualquer coisa, envie-me e-mail: mvenancio@gmail.com.
Abraços,
Mônica
Mônica,
ResponderExcluirO Blog está ficando muito bom.
Continue firme com esta iniciativa.
Abraço,
Cristiano
Prezados,
ResponderExcluirSugiro o site http://www.supravizio.com/Servicos-TI-ITIL.aspx que contém material sobre processos ITIL implementados em uma ferramenta BPM.
Wallace Oliveira
www.venki.com.br
Para quem quiser estudar ITIL, recomendo o site www.issoe.com.br
ResponderExcluirabraços
Monica, parabéns pelo texto!
ResponderExcluirLocalizei-o em minhas buscas para iniciar minha monografia - claro e objetivo!
Minha monografia tratará de "Gestão de Serviços e Gestão de Negócios: Negociando Tecnologia".
O que acha do tema?
Gostaria de mais fontes como: artigos, palestrantes e/ou influenciadores do segmento de TI ... poderia compartilhar?
Ricardo Estece
Skype ricardoestece