terça-feira, 21 de junho de 2011

Visão Integrada entre BPM, SOA, ITIL e COBIT

Neste POST vou passar minha visão sobre a ligação entre Processos, Serviços, SOA, ITIL e COBIT


Tópicos a Abordar
Conceitos: 
   · BPM, Processos e Serviços;
   · SOA, ITIL e COBIT; 
Relação entre: 
   · BPM e ITIL;
   · BPM e COBIT;
   · BPM e SOA;
   · SOA e ITIL;


BPM - Gerenciamento de Processos de Negócio


O que é na verdade a sigla BPM? Existem várias definições, especialmente se procurarmos na internet.
Não é algo novo, pelo contrário, nos anos 80, a Gestão pela Qualidade Total foi uma das prioridades das empresas em todo o mundo e na década de 90, Michael Hammer e James Champy lançaram o artigo "Don’t automate, obliterate" pela Harvard Business Review. 
Esse artigo foi o marco da chamada onda de Reengenharia de Processos.

E em 2002, Howard Smith e Peter Fingar lançaram o livro "Business Process Management: The Third Wave" com os conceitos de Gerenciamento de Processos de Negócios. 
Desde então BPM vem se tornando assunto muito importante nas empresas. 
Segue definição de BPM presente no CBOK:
A figura abaixo mostra o ciclo BPM e Paralelo ao PDCA, pois gerenciar processos nada mais é do que aplicar o PDCA aos processos.


Serviços 

Alguns conceitos sobre o que são Serviços:
  · Meio de entregar valor aos clientes;
  · Cada Serviço é uma parte do processo que colabora com outra (serviço);
  · Componentes de software que representam um processo, atividade ou tarefa de negócio;
  · “Gerenciamento de Serviços é um conjunto de habilidades da organização para fornecer    valor para o cliente em forma de Serviços”(ITIL V3); 
  · Serviços são reutilizáveis;
  · Serviços compartilham um contrato formal;
  · Serviços possuem baixo acoplamento;
  · Serviços são capazes de se compor;
  · Serviços são autônomos;
  · Serviços evitam alocação de recursos por longos períodos.


SOA 
· É uma abordagem arquitetural corporativa que permite a criação de serviços de negócio interoperáveis que podem facilmente ser reutilizados e compartilhados entre aplicações e empresas. 
· Define Serviços de negócios SEPARADOS e AUTONOMOS que INTEROPERAM para executar PROCESSOS DE NEGÓCIO que precisam ser geridos e melhorados (BPM).


Composição da Arquitetura Orientada a Serviços:


ITIL: Orientação a Serviços 
     · Foca o ciclo de vida do serviço;
     · TIC é vista como um Serviço;
     · Visão integrada TIC, Negócio, Clientes e Fornecedores; 

 Composição ITIL:


 
· Estratégia de Serviços (SS)
· Desenho de Serviços (SD)
· Transição de Serviços (ST)
· Operação de Serviços (SO)
· Melhoria Contínua dos Serviços (CSI)


Processos são o DNA da Gestão de Serviços
Segue imagem retirada do livro Service Strategy do trecho em que relata a importância dos Processos de Negócio.



COBIT 
· Framework de controles para suportar Governança de TI;
· Maturidade dos Processos
. Possui 34 processos distribuídos em 4 domínios;


Domínios do COBIT:


BPM x ITIL 

  • BPM -  Identificar, Modelar e Gerir processos de TI e de Negócio;
  • BPM -  Fonte para identificação dos Serviços de TI e de Negócio;
  • ITIL contém melhores práticas para definir os processos e serviços de TI;
  • Serviços Projetados, Mantidos, Gerenciados e Melhorados pela TI.

SOA x ITIL 
· ITIL pode ser uma estratégia de Governança para alcançar SOA
· Para SOA, ITIL V3 é importante, pois foca em Serviços;
· Para SOA e ITIL os Serviços perpassam a organização, não são baseados em silos ou na estrutura.
· SOA e ITIL buscam qualidade e eficiência dos Processos e Serviços.
· SOA é composta por partes repetíveis, Serviços, que podem ser usadas e reutilizadas por múltiplas aplicações e pelos processos de negócio.


BPM x COBIT
A maturidade de um processo pode ser incrementada com a utilização de BPM.


BPM x SOA
Com a implantação de BPM é possível identificar Serviços e conseguir o tão sonhado alinhamento de TI com o Negócio.

BPM e SOA

  • Buscam orientação na Visão Corporativa e Estratégica;
  • Precisam de ter os processos identificados, modelados e geridos;
  • Serviços são identificados nos processos modelados;
  • Com serviços identificados é possível sua implementação (Componentes e Objetos).

Para implantar SOA, ITIL e COBIT é preciso:


· Governança Corporativa e de TI : estabelecer políticas, processos e métricas.
· Implantar BPM;
· Patrocínio da alta Direção;


Visão Integrada
· A partir da Cadeia de Valor e utilizando BPM é possível identificar os Serviços;
· Com os Serviços identificados é possível criar o Portfólio e o Catálogo de Serviços;
· A disponibilização e orquestração dos Serviços do Catálogo é feita por meio de SOA;
· O gerenciamento do Catálogo de Serviços é possível por meio do ITIL;
Implantar BPM significa:
· Aumento Maturidade dos processos - COBIT
· Maior facilidade na implementação ITIL e COBIT
A imagem abaixo mostra a abstração desta Visão Integrada:


Resultados para TIC
· TIC agregando valor ao Negócio;
· TIC atuando em posição estratégica para manutenção e viabilidade do Negócio, não mais apenas como suporte.
· Aumento da maturidade dos Processos de TIC e da Organização;
· TIC responsável por prover Agilidade e Competitividade ao Negócio;
· Redução de custos;
· SATISFAÇÃO DO CLIENTE!!!


 Fontes:
 SOA: http://www.soaschool.com/;
 BPM CBOK – Business Process Management Common Body of Knowledge;
 ITIL V3: http://www.itil-officialsite.com/;
 COBIT: http://www.isaca.org.br/novoportal;

10 comentários:

  1. Estou buscando informações sobre certificações em governança de TI. Post bem elaborado,porem para leigos como eu, tem alguns conceitos e termos que não ficaram bem claros. Como por exemplo o termo "TIC". Provavelmente em algum outro artigo esteja especificado o que significa, mas pra alguém que está gerindo essas informações inicialmente pode ter uma dificuldade no entendimento.
    Obrigado pela colaboração de conteúdo e parabéns pela grande iniciativa.

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  2. Estou buscando informações sobre certificações em governança de TI. Post bem elaborado,porem para leigos como eu, tem alguns conceitos e termos que não ficaram bem claros. Como por exemplo o termo "TIC". Provavelmente em algum outro artigo esteja especificado o que significa, mas pra alguém que está gerindo essas informações inicialmente pode ter uma dificuldade no entendimento.
    Obrigado pela colaboração de conteúdo e parabéns pela grande iniciativa.

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  3. Aldo,
    Obrigada pelas dicas!
    Qualquer coisa, envie-me e-mail: mvenancio@gmail.com.

    Abraços,
    Mônica

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  4. Mônica,
    O Blog está ficando muito bom.
    Continue firme com esta iniciativa.
    Abraço,
    Cristiano

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  5. Prezados,

    Sugiro o site http://www.supravizio.com/Servicos-TI-ITIL.aspx que contém material sobre processos ITIL implementados em uma ferramenta BPM.

    Wallace Oliveira
    www.venki.com.br

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  6. Para quem quiser estudar ITIL, recomendo o site www.issoe.com.br
    abraços

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  7. Monica, parabéns pelo texto!

    Localizei-o em minhas buscas para iniciar minha monografia - claro e objetivo!
    Minha monografia tratará de "Gestão de Serviços e Gestão de Negócios: Negociando Tecnologia".

    O que acha do tema?

    Gostaria de mais fontes como: artigos, palestrantes e/ou influenciadores do segmento de TI ... poderia compartilhar?

    Ricardo Estece
    Skype ricardoestece

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