quinta-feira, 30 de junho de 2011

Planejamento, Projetos e Processos

Este ano, em um seminário que participei,  ouvi por alto que existe uma corrente de pensamento que prega a união do Planejamento, Projetos e Processos em um único ponto: um Escritório de Gestão
Seria interessante ter as três vertentes em um único ponto
O que vocês acham?


Seguem algumas características destes 3 pilares para que possam opinar.

O Planejamento Estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações. Constitui uma das mais importantes funções administrativas e através dele que o gestor e sua equipe estabelecem os parâmetros que vão direcionar a organização da empresa, a condução da liderança, assim como o controle das atividades. O objetivo do planejamento é fornecer aos gestores e suas equipes uma ferramenta que os propicie de informações para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma pró-ativa, antecipando-se às mudanças que ocorrem no mercado em que atuam.

Uma empresa sem planejamento está sujeita ao risco de se transformar em uma folha seca, que se move ao capricho dos ventos, afirma Michael Porter, importante autor no campo da estratégia. De fato, o administrador que não exerce a sua função enquanto planejador acaba por se concentrar excessivamente no operacional, atuando principalmente como um bombeiro que vive apagando incêndios, mas que não consegue enxergar onde está a causa desses incêndios.

Toda empresa é uma reunião de atividades que são executadas para projetar, produzir, comercializar, entregar e sustentar seu produto. Com está visão é possível, por meio de técnicas específicas, encontrar elementos que ajudarão definir a Cadeia de Valor de uma organização.
A cadeia de valor representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final, conceito foi introduzido por Michael Porter em 1985. A cadeia de valor não é uma coleção de atividades independentes e sim um sistema de atividades interdependentes, que interagem entre si.

A gestão empresarial envolve Planejamento Estratégico, Implementação de Balanced Scorecard, Modelagem de Processos de Negócios, Arquitetura Organizacional, Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional.

Do planejamento e da Cadeia de Valor derivam-se os Projetos e Processos organizacionais.
Com a cadeia de valor definida é possível elaborar o Mapa de Processos da empresa que será peça chave para implantação da Gestão por Processos. Utilizar a cadeia valor na gestão dos processos é forma de estar alinhado à estratégia da empresa.
Com plano estratégico são identificados os projetos prioritários da organização que podem estar relacionados à inovação, evolução tecnológica, desenvolvimento de novos produtos ou até mesmo projeto para implantação de BPM.
Cada ação de modelagem de processos pode e deve ser tratada como um Projeto.
O Guia (PMBOK) para gestão de projetos, por sua vez, é uma coletânea processos para ajudar o gerente de projetos executar de forma padronizada e em conformidade com as melhores práticas de mercado.

Resumindo...

O Planejamento Estratégico é imprescindível para definir e administrar os objetivos da organização com ele será possível estabelecer uma cultura corporativa integrada, comprometida e focada na expansão dos negócios e na competitividade que vivemos na globalização atual.
As empresas modernas precisam de informações e conhecimentos específicos que efetivamente auxiliem os seus processos decisórios e a gestão empresarial.
Essas necessidades são evidenciadas ainda mais neste cenário globalizado e turbulento, mas também por estarem disputando um mercado extremamente competitivo e agressivo. 

O que o Planejamento Estratégico envolve:

• Definição da ideologia corporativa (Visão, Negócio, Missão, Valores e Princípios); 
• Definição da Cadeia de Valor
• Análise da situação (análise ambiental, SWOT e de portfólio); 
• Formulação de objetivos internos e externos; 
• Formulação das estratégias e seu desdobramento em ações (projetos); 
• Formulação de alternativas estratégicas (análise de clientes e segmentação); 
• Monitoramento: implementação,feedback e controle.

A Gestão de Projetos possui mecanismos que possibilitam controle, visibilidade e rastreamento do projetos em execução, além de gerenciar as mudanças durante a sua implantação.

O que a Gestão de Projetos envolve:

• Definição da equipe de Gestão de Projetos; 
• Definição de metas e processos; 
• Definição da documentação necessária para o projeto; 
• Treinamento e desenvolvimento da equipe; 
• Acompanhamento e implantação de um escritório de projetos;
• Alocação de especialistas/consultores para assessorar os projetos mais críticos;

A Gestão de Processos - BPM implica o estudo dos processos de uma organização de forma sistematizada e com isso pode abrir as suas portas não apenas para a inovação e mudança, mas também para novos modelos organizacionais. A constante reavaliação dos seus processos e controles tornam a organização cada vez mais competitiva.

BPM busca atender às expectativas das empresas que estão em constante mudança e necessitam a todo momento manter alinhados os processos do negócio, aumentando assim a velocidade da adaptação às mudanças e a melhora na gestão dos processos.

O que BPM envolve:

• Alinhamento entre estratégia, processo e pessoas; 
• Definição de Metodologia para Modelagem e Gestão dos Processos;
• Mapeamento e descrição dos processos, ações e competências envolvidas; 
• Definição da prioridade dos processos;
• Análise do ponto de vista organizacional e sua cadeia de atividades; 
• Desenvolvimento e controle de indicadores de desempenho; 
• Avaliação e implantação de mudanças de cultura, de paradigma; 
• Redesenho dos processos.

Aguardo o comentário dos leitores sobre este aspecto.

Abraços,
Mônica

Um comentário:

  1. Olá Mônica, comecei a acompanhar seu blog recentemente e gostaria de saber se, você poderia postar imagens de alguns de seus mapeamentos de processo? Seria interessante.

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