segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Governança de Processos


Venho estudando muito o assunto e com este texto pretendo fazer um resumo do que tenho lido em livros e na Internet. Me ajudou bastante e espero que ajude os leitores.

Quando pensamos em Gestão de Processos pensamos em estratégia, modelagem, fluxos, melhoria, gestão, indicadores, ferramentas...
Estes fatores não podem ser vistos ou tratados de forma isolada, é preciso uma orquestração de todos eles – Governança.

A governança de processos é uma das mais importantes dimensões para o sucesso da Gestão por Processos em uma organização, pois sem uma estrutura de governança é extremamente difícil atingir algo além de pequenas e pontuais melhorias.

A Governança orienta, direciona  a gestão de processos. Como a Governança de TI direciona a Gestão da TI e de seus serviços.

Fazem parte da governança de processos: a elaboração, implantação, controle e revisão de políticas , diretrizes, regras, procedimentos, ferramentas e instrumentos que orientam a gestão de processos.

Faz parte também da Governança a atualização constante das definições de papéis e responsabilidades. É necessário que gestão por processos aconteça de forma ágil, atuando como uma engrenagem que faz a “roda” da gestão por processos “girar”: Aplicando o nosso conhecido PDCA.

É papel da Governança habilitar, orientar e direcionar a gestão de processos envolvendo a organização e esclarecendo o que deve ser feito, quem e como fazer; preencher vácuos, gaps, entre estratégia e execução,  promovendo alinhamento da gestão de processos com o Negócio; e alinhando também as partes interessadas, papéis e responsabilidades necessárias a BPM.

Para clarear um pouco mais, a Governança de Processos consiste na definição, disseminação e controle da Gestão de Processos com relação:
  •  Aos objetivos, princípios, orientações, controles e  limites decisórios;
  •  Às normas de organização e estruturação;
  •  À definição de Papéis e Responsabilidades;
  • À forma de avaliação e controle a fim de aproveitar oportunidades de melhorias e inovação na forma de realizar o trabalhos)
  • Manter a definição de papéis e responsabilidades às necessidades da Organização, que significa promover a distribuição de papéis e responsabilidades relacionadas à gestão por processos


 Pode-se dividir as responsabilidades da Governança em três níveis, que podem ser exercidas e coordenadas por um Escritório de Processos:
  • Condução direta, execução e controle dos processos.
  • Coordenação, facilitação e visão geral da efetividade da gestão por processos.
  •  Assegurar a integridade da gestão por processos em toda a organização. 


Artefatos gerenciados e produzidos pela Governança de Processo:
  • Cadeia de Valor, como direcionador da Gestão de Processos
  • Metodologia de gestão de processos
  •  Regras e papéis que estruturam e organizam o funcionamento da Gestão de Processos


Elementos da Governança:

1.    Estratégia e Objetivos
2.    Papéis da Governança e NA governança
3.    Divisão de Tarefas
4.    Estrutura e critérios para escalonamento – priorização de projetos e processos
5.    Padrões e Instrumentos -  Metodologia e Ferramentas
6.    Mecanismos de controle e avaliação – verificar conformidades, qualidade


Percebemos que a Governança de Processos, assim como a Governança de TI, está inserida no contexto de Governança Corporativa.

Desta forma vale lembrar:

“Governança Corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.” IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

"Governança de TI é uma parte integral da Governança Corporativa e é formada pela liderança, estruturas organizacionais e processos que garantem que a TI sustenta e melhora a estratégia e objetivos da organização” IT Governance Institute - 2002

Acho que é isto que consegui compilar pessoal! 
Abraços e até a próxima!!



Abraços,
Mônica


11 comentários:

  1. Ótimo artigo, parabéns! O conceito de Governança de Processo ainda é muito pouco aplicado, até porque as organizações de uma forma geral não entendem sua importância e cabam barrando, assim como toda nova iniciativa grandiosa.

    Concordo plenamente com todos os tópicos explorados aqui. Ainda temos muito a crescer e a desenvolver dentro da 'disciplina' Processos.

    Abr,
    http://about.me/mauriciosalles

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  2. Muito legal! Quero ler mais sobre o assunto. Qual a fonte?

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  3. Thaiana, Obrigada!
    É um resumo de tudo que venho estudando e aprendendo sobre o assunto.
    As fontes são várias, tenho lido muito na internet e em alguns livros de Governança de TI(Ex.:Peter Weill).
    Minha inspiração vem, epecialment, do contexto em que atualmente estou inserida: uma iniciativa de Governança de TI e de Gestão por Processos na empresa em que trabalho.

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  4. Hey Girl !!!!

    Que legal saber que você bloga também :-)

    Tá comandando!!

    BJAO PRA VOCE!!!! Sinto saudade!

    Quando passar por aqui pelos states me avisa :-)

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  5. Oi Querida! Saudades também!

    Na realidade este blog tem intuito apenas de resumir e consolidar estudos que venho fazendo e compartilhar experiências do trabalho que venho desempenhando com Gestão de Processos e Governança.

    Quando eu for aos States, vai demorar um pouco, pois com 3 pequenos é difícil de viajar, pode deixar que eu lhe aviso.
    :-)

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  6. Parabéns Mônica: Logo estará escrevendo sobre modelagem de processos para SOA.

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  7. Muito bom o seu artigo.

    Acho que o maior desafio na governança de processos é a conjunção de interesses com a Governança corporativa. Isso por que na própria definição de governança corporativa ("overnança Corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal") não temos explicitado o principal ator que é o cliente. A governança de processos deve se preocupar antes de tudo em direcionar todo o seu esforço para o atendimento às necessidades do cliente. E às vezes, essa palavrinha (cliente) pode ser lida como acionista. Aí eu jogo uma "pimenta"...cliente é só o acionista???

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  8. Para ler mais sobre o assunto eu sugiro: http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg6/anais/T10_0274_1239.pdf

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  9. Oi Mônica,

    Gostei muito do seu artigo, estou pensando em escrever minha tese sobre "Governança de Processos de Negócios para o Setor Público", será que poderia me ajudar? Indicando livros, revistas, artigos, etc que fale sobre o assunto?

    Nesse momento estou coletando informações e material para começar a organizar as ideias, para definir um cronograma e desenvolver o tema.

    Caso tenha outra ideia ou sugestão, fique a vontade.

    Abs,
    Regina

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    1. Regina,
      Obrigada!!
      Me envie e-mail que eu posso lhe passar algumas dicas.

      mvenancio@gmail.com

      Abraços,
      Mônica

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  10. Parabéns Mônica! Achei muito interessante. Gostaria de saber se você pode compartilhar material sobre o assunto. Estou fazendo meu artigo de conclusão do MBA e vou escrever sobre esse tema.

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