quinta-feira, 2 de junho de 2011

Processos e Modelagem de Processos

Processos

Conjunto definido de atividades executadas por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas (resultados, produtos). 



Processos de Negócio

           Segundo o CBOK, é um "conjunto de atividades interdependentes, ordenadas no tempo e espaço de forma encadeada que ocorrem como resposta a estímulos (eventos) e que possuem início, fim, entradas e saídas bem definidos. Estão ligados diretamente à Cadeia de Valor da empresa. É definido como um trabalho ponta a ponta que entrega valor ao cliente."


Importância da Modelagem

A modelagem de processos é importante em diversos aspectos dentro de uma organização. Com a modelagem é possível identificar, selecionar e mapear os processos. É possível identificar cada atributo do processo (nome, gestor, fluxo atividades, indicadores, riscos...) e documentá-las.
A figura abaixo mostra importância da modelagem de processos em diferentes visões da organização.



 

Gestão do Negócio:


            Os processos modelados são artefatos para gerência, coleta de indicadores, melhoria dos processos, dentre outros benefícios, ajudam na agilidade de resposta às necessidades dos clientes

Gestão de TI:

            Os processos modelados e geridos são fontes de demandas bem estruturadas, pensadas e definidas.
A modelagem de processos ajudam os clientes a pararem para pensar no seu negócio como um todo, ponta a ponta. Isto significa que não está pensando apenas no seu quadrado, mas no contexto como um todo. Pensa em necessidades não embasadas em silos, mas que serão reutilizadas por toda organização.
A modelagem ajuda no alinhamento entre TI e Negócio, pois os processos modelados serão artefatos para o início do ciclo de desenvolvimento de um software, aplicativo ou serviço.
            Os processos de TI modelados e geridos ajudarão na melhoria dos processos de TI e na agilidade em resposta às demandas dos clientes. Ajudarão também na implementação COBIT, ITIL e SOA.

Gestão do Conhecimento:

Os processos modelados ajudam na gestão da informação e do conhecimento. Os processos e atividades saem das cabeças dos colaboradores para o modelo do processo.
Os processos modelados e atribuições de papéis para desempenhá-los ajudam no mapeamento de competências. Se para executar determinado processo são necessárias habilidades e conhecimentos específicos o gestor poderá utilizar recurso humano que possui tais competências ou poderá formar seus colaboradores para adquiri-las. Pode traças um plano de educação e o gerenciamento de competências de sua empresa.

Estrutura Organizacional:

Os processos modelados ajudam na melhor otimização das estruturas organizacionais, pois as organizações atuais buscam o constante aperfeiçoamento de suas estruturas, a fim de maximizar sua eficiência.


Por enquanto é só pessoal!!

3 comentários:

  1. Olá Mônica,

    Primeiramente parabéns pelo blog. Gostaria de incentivá-la a continuar compartilhando conhecimento. Em segundo lugar, gostaria de lhe fazer uma pergunta: você já participou ou conhece algum material focado na execução de projetos de BPM que tenham o tema da sustentabilidade como fim? Estou tentando pesquisar esse tipo de material.

    Abraços,

    Diego Fregnani Kisselaro

    ResponderExcluir
  2. Olá! Parabens pelo blog! Continue escrevendo...

    ResponderExcluir
  3. Diego,

    Obrigada!

    Não participei de nenhum projeto cujo tema relacionava-se com sustentabilidade.
    Acredito que as etapas de uma metodologia BPM são adequadas para qualquer área de negócio.
    Se quiser detalhar-me um pouco mais, quem sabe posso ajudá-lo?

    Aguardo seu contato.

    ResponderExcluir