quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Importância dos Processos

Quando trabalhamos com modelagem e gestão de processos percebemos o quanto os processos são importantes.
Os processos são o fundamento de uma organização. São a base de tudo em uma organização.
Processos consolidados, modelados e geridos fazem com que uma organização tenha maior sucesso no concorrente mundo dos negócios.
Cada negócio, cada produto ou serviço prestado por uma empresa é fruto de um processo, pois um processo é um “conjunto definido de atividades executadas para alcançar uma ou mais metas (resultados, produtos)”(CBOK).
Fica clara a importância dos processos sejam eles primários, de suporte ou de gerenciamento.
Logo, se os processos são conhecidos, modelados, gerenciados e melhorados o sucesso da empresa no mercado será alcançado e mantido com maior facilidade.

Todos nós nos relacionamos com processos seja em nosso trabalho, em nossa casa, em nossas diversões...
Ou somos cliente ou somos responsáveis pela execução de algum processo.
Quando formos falar da importância dos processos lembrem da interação de cada pessoa com a empresa de telefonia, com a empresa de TV à cabo, com a empresa que abastece gás ou água em sua casa ou condomínio, com o governo...
Se cada um destas empresas ou órgãos descobrissem a importância de se implantar BPM, com certeza teríamos serviços melhores.
Com isto fica evidente o sentido de um dos lemas da ABPMPBrasil este ano: “Dobrando a riqueza, eliminando desperdício: Melhores processos construindo o novo Brasil”
Acho que era isto por hoje!!

Continuemos desenvolvendo e disseminando a cultura de processos!!

Abraços

Um comentário:

  1. Olá Monica,

    É importante que todos tenham ciência dos resultados alcançados. Quando isto ocorre a idéia de processos torna-se uma "cachaça" do bem.

    Wallace Oliveira
    www.supravizio.com

    ResponderExcluir