terça-feira, 7 de junho de 2011

Plano de Ação de Modelagem de Processos

Bom dia!!
Semana passada fechamos um Plano de Ação para modelagem de alguns processos.
Eu e uma amiga, Alice Guedes Almeida, coordenamos este grupo, mas existem outros grupos trabalhando em paralelo em escopos diferentes.
É incrível como cada ação de modelagem é uma história diferente e gratificante.
São muitos os desafios encontrados, pois como os processos são ponta-a-ponta trabalhamos com pessoas de áreas distintas e visões diferentes.
O maior desafio é proporcionar um ambiente de colaboração, de entrosamento e de união com foco em um único objetivo: Modelar Processos de determinado escopo. 
É incrível como temos a tendência de modelar nosso silo, nosso quadrado, mas quando acontece este equívoco contornamos a situação e voltamos para nosso objetivo ponta-a-ponta.
O mais motivador é quando você vê um colaborador, que antes questionava ou não entendia muito o trabalho, fazendo um discurso pró modelagem. É muito legal.
Atribuo este fato ao nosso trabalho de disseminação do conhecimento antes de começar a modelagem em si.
Aqui ministramos treinamento de Modelagem de Processos à toda equipe que trabalhará na ação de modelagem.
Apresentamos casos de sucesso e tentamos mostrar os pontos positivos para o gestor quando uma modelagem é feita. Vide meu artigo sobre Processos e Modelagem de Processos ( http://ideiasbpm.blogspot.com/2011/06/processos-e-modelagem-de-processos.html ).
O gestor será o maior beneficiando quando modelamos um processo!
Na fase de treinamento e conscientização enfatizamos sempre o modelo de um processo não é apenas o Fluxo!
O Fluxo é uma parte importante do processo, mas existem outros atributos com mesmo grau de importância: dono do processo, descrição de cada atividade, riscos, duração, interfaces, fornecedores...
E antes de começar a modelagem de determinado processo é primordial identificarmos a lista de processos que farão parte do escopo – o Mapa de Processos. Depois priorizamos por onde começaremos e aí, sim, começamos a modelagem processo a processo.
Nada é estático, tudo é muito dinâmico e vivo. O Mapa de Processo pode e vai mudar no decorrer do Projeto de Modelagem.
O projeto acaba só quando modelamos todos os processos identificados no Mapa de Processos.

Abraços e conto mais na próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário