Existem vários caminhos para implantação de SOA um deles é utilizar como base o ITIL V3.
O ITIL V3 tem seu foco em serviços, no ciclo de vida do serviços, e SOA também tem seu foco em serviços.
Entendo que ITIL não seja pré-requisito para SOA, mas, se a organização já fala e pensa ITIL, posso considerar o caminho, de certa forma, pavimentado para SOA.
Entendo que a visão de Serviços para ITIL é mais abrangente que SOA, mas SOA está inserido no contexto ITIL.
Percebo que os serviços SOA também podem ser identificados desta forma e neste contexto.
O Gerenciamento de Serviços é um conjunto de habilidades da organização para fornecer valor para o cliente em forma de serviços (ITIL V3)
Um serviço é um meio de entregar valor aos clientes, facilitando os resultados que os clientes querem alcançar, sem ter que assumir custos e riscos (ITIL V3)
SOA é uma abordagem arquitetural corporativa que permite a criação de serviços de negócio interoperáveis que podem facilmente ser reutilizados e compartilhados entre aplicações e empresas. (Gartner Group)
Os artigos abaixo resumem parte do meu ponto de vista sobre como Implantar ITIL V3 pode ser um fundamento/base para Implementação de SOA.
O que vocês acham?
Abraços!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário